Gol!

goal3.jpg

Quantos filmes já foram feitos sobre jogadores de futebol americano, basquete, hóquei sobre o gelo e outros esportes, sem falar num monte de produções sobre boxeadores? Vários, né? Então estava mais do que na hora de aparecer uma melhorzinha sobre futebol que fosse um pouco mais fundo no assunto. Gol! não vai muuuuuito fundo, mas tem lá seus méritos. É honesto pelo menos, o que rende uma Sessão da Tarde sem maiores problemas.

A idéia original é fazer uma trilogia sobre a carreira de Santiago Muñez, um chicano descoberto por um olheiro inglês nos EUA que vai pro Newcastle, na terra da Rainha. No segundo filme, consta que ele vai pro Real Madrid e no terceiro para a seleção mexicana. Não há uma surpresa sequer nesse primeiro, o que no entanto não chega a estragar o filme. E por incrível que pareça nem mesmo a penca de situações absurdas é capaz de impedir que Gol! seja bem divertidinho.

Verdade que não precisa mais do que duas cenas para perceber que Kuno Becker tem tanta intimidade com a bola quanto um reserva da seleção sub-15 de Andorra. Cada vez que ele enquadra o corpo para cobrar uma falta parece que vai cair para o lado. Fora que não adianta, os caras ainda não descobriram uma maneira boa de se filmar o jogo de dentro do campo. Quando a câmera fica fora é uma beleza, ágil e tudo mais. Mas dentro, não dá. É sempre o jogador pegando a bola e atravessando o campo a dribles, o que todo mundo sabe que é surreal, mesmo tu sendo um Ronaldinho Gaúcho. Talvez sendo um Pato. De qualquer forma, alguém avisa o pessoal que nem o Robinho ou o Denílson driblam em tantas situações.

O que, surpresa, ajuda o filme são algumas das atuações (o jogador porra louca e o técnico, principalmente) e o fato de, mesmo superficialmente, o filme entrar em várias questões fáceis nesse mundo. Das festas ao deslumbramento dos primeiros jogos, passando pelos empresários que só aparecem nas boas e por aí vai. Ok, ajuda muito também o fato de a trilha ser bem boa – toca quatro(!) Oasis, incluindo a fantástica Acquiesce – e a mocinha (Anna Friel) ser muito gracinha.

Gol! não fica com o título e nem vai pra Libertadores. Mas se o resto da trilogia seguir assim (ó o trailer do segundo), pega uma vaguinha na Sul-Americana quem sabe.

O nome da frente na camisa é sempre mais importante que o de trás

 goal.jpg

Trailer

Críticas

Uma resposta to “Gol!”

  1. Andre S. Oliveira Says:

    É … Nao chega a ganhar um Oscar .. Mas para quem gosta de futebol … uma boa diversao … Acabei de assistir o segundo filme .. Muitas cenas desanimam mesmo, mas talvez a mensagem que o diretor tenta passar nao seja só o que acontece nas quatro linhas, mas sim tudo que rola no mundo da bola principalmente fora dos campos.

    Andre S. Oliveira

Deixe um comentário